Santa Quitéria

7 de março de 2009 - 23:14

Histórico

Ignora-se quando se deram ao certo as primeiras penetrações na região em que se localiza atualmente o Município de Santa Quitéria. Sabe-se todavia, que na primeira década do século XVIII o português Manuel Machado Freire adquiriu diversas sesmarias naquela área, não chegando, porém, a usufruí-las.

Foi o português João Pinto de Mesquita, vindo da capitania do Rio Grande do Norte, que ali instalou uma fazenda de criação, chamada Cascavel nome dum riacho afluente do Jucurutu. Desejando formar um povoado, ele fez doação do terreno, com a condição de terem os seus filhos direito ao local necessário as respectivas habitações. Para patrimônio da capela, ofereceu as terras da fazenda “Santa Clara”.

A povoação teve o nome de Cascavel até a conclusão do templo, que foi dedicado a Santa Quitéria. Dai, então, tomou o nome da Santa, o qual perdurou até hoje. Seu primeiro vigário foi o padre Francisco Gomes Parente.

Distrito criado com a denominação de Santa Quitéria, por provisão, de 22-03-1823 e por ato provincial de 18-07-1882.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santa Quitéria, pela lei provincial nº 782, de 27-08-1856, desmembrado de Sobral. Sede no núcleo de Santa Quitéria. Constituído do distrito sede.

Pela Lei Orgânica de 15 de outubro de 1827, a povoação de Santa Quitéria foi elevada a distrito de paz e, pela Lei 782, de 27 de agosto de 1856, foi elevada a município, havendo sido seu primeiro intendente – hoje, prefeito Municipal, o Tenente da Guarda Nacional Lúcio Pinto de Mesquita, que é sogro do Capitão Benevides e é pai, dentre outros, de Manoel Felinto, este, avô paterno do Edson, e, conseqüentemente, bisavô de Wellington.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 8 distritos: Santa Quitéria, Lisieux, Logradouro, Macaraú, Malhada Grande, Muribeca, Raimundo Martins e Trapiá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Prefeito Municipal

Secretária  Municipal de Educação