Obra em pleno andamento.

30 de novembro de 2011 - 16:35

O município de Canindé, distante 115 quilômetros de Fortaleza,  ganhará, em breve, mais uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP). A obra que foi autorizada pelo governador Cid Gomes e pela secretária da Educação, Izolda Cela, por ocasião da solenidade de entrega oficial do  Campus do Instituto Federal de Educação do Ceará(IFCE/CAMPUS CANIDÈ) está em pleno andamento.

A escola está orçada em mais R$ 6  milhões de reais , oriundos dos Governos Federal e Estadual e terá capacidade para atender até 480 alunos em tempo integral, desenvolvendo atividades educacionais das 7 às 17 horas. Nesta escola, os jovens vão aprender uma profissão qualificando-se para o mercado de trabalho, além de finalizar a educação básica. A estrutura de 4,5 mil metros quadrados terá 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Química, Biologia, Física e Matemática. Os alunos também vão contar com um ginásio poliesportivo e teatro de arena.

O objetivo das EEEPs é a formação profissional técnica integrada à educação básica, tendo em vista a inserção qualificada dos estudantes no mundo do trabalho. Até agora, são 66 em todo o Estado, com a oferta de cursos técnicos que variam de acordo com a vocação de cada região.

Atualmente o município já dispõe da Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando em pleno funcionamento, ofertando os cursos de Comércio, Hospedagem, Informática, Enfermagem e Turismo. Além dela, contamos com mais três unidades estaduais: Colégio Estadual Paulo Sarasate; Escola de Ensino Fundamental e Médio Frei Policarpo e o Centro de Educação de Jovens e Adultos- CEJA Frei José Ademir.

Conforme a Coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação(7ª CREDE,  professora Ana Geovanda Mourão , essa nova unidade educacional será de fundamental importância para atender à demanda crescente de jovens que procuram o Ensino Médio.

A construção está sendo executada pela empresa Capella Construções Ltda e supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia(DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra). O prédio segue a concepção e o padrão de qualidade prevista pelo MEC para escolas de educação profissional.