O QUE É O NTE?

29 de fevereiro de 2012 - 12:06

O QUE É O NTE?

Os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) são locais dotados de infra-estrutura de informática e comunicação que reúnem educadores e especialistas em tecnologia de hardware e software. Os profissionais que trabalham nos NTE são especialmente capacitados pelo ProInfo para auxiliar as escolas em todas as fases do processo de implantação e aprimoramento das novas tecnologias no contexto educacional. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) é um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico das tecnologias de informática e comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio.O NTE é o parceiro mais próximo da escola no processo de inclusão digital, prestando orientação aos diretores, professores e alunos quanto ao uso e aplicação das novas tecnologias como suporte pedagógico. A capacitação dos professores é realizada a partir destes núcleos onde os agentes multiplicadores dispõem de toda a estrutura necessária para qualificar os educadores a fim de utilizar a internet e o Sistema Operacional Linux no processo educacional. O professor do NTE no Estado Ceará ganhou um aliado na escola que é o Professor do laboratório de Informática. Este professor recebe as orientações e a formação no NTE e repassa para os professores das escolas.

O Laboratório de Informática Educativa – LIE da escola – é um patrimônio que pode beneficiar toda a comunidade, e o NTE é um agente colaborador. Sua função é orientar o uso adequado desses instrumentos para promover o desenvolvimento humano não apenas aos professores , mas em toda a comunidade escolar e até mesmo em seu entorno.
Localizados em todas as unidades da Federação, cada Núcleo atende escolas situadas em uma mesma região, no caso de nossa regional são 14 (quatorze) escolas atendidas pelo NTE e atualmente 25 professores lotados nos laboratórios de informática da escola.

DIRETRIZES DO NTE:

– Sensibilização e motivação a comunidade escolar na incorporação da tecnologia de informação e comunicação;
– Apoio as escolas no planejamento educacional para desenvolvimento das tecnologias educacionais proposto no projeto estadual de informática na educação, aprovado pelo PROINFO;
– Formação continuada dos professores e qualificação das equipes administrativas das escolas;
-Articulação para realização de cursos especializados para o suporte técnico;
– Assessoria pedagógica aos professores dos LEI para uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem;
– Acompanhamento e avaliação das ações técnico-pedagógicas dos LEI no processo de ensino e aprendizagem;
– Participação na seleção de professores a serem lotados nos LEI das unidades escolares, de acordo com a portaria nº 074/2007/SEDUC.

– Capacitação dos novos usuários do SIGE matricul

PROFESSORA MULTIPLICADORA

Lília Sales Costa

Área: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias

Especialista em Informática na Educação – UECE

Especialista em Gestão Escolar _

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Email. liliasales@crede07.seduc.ce.gov.br