Histórico EEFM Frei Policarpo

6 de março de 2012 - 18:21

 

Histórico Frei Policarpo

Contextualização Geográfica, Histórica e Educacional

A nossa escola localiza-se no bairro Allto Guaramiranga , atendendo uma clientela com problemas econômicos e sociais bem agravantes e oriundos da zona urbana e rural .

O nome desta escola foi escolhido por Ubirajara Índio do Ceará que era secretário de educação no governo de Plácido Castelo.Uma homenagem a Frei Policarpo que foi vigário em Canindé-Ce. Este padre alemão era muito preocupado com a educação, foi inspetor escolar uma pessoa dinâmica , trabalhadora e conselheira .

A construção desta escola foi iniciada no governo do Coronel Virgílio Távora e concluída no governo de Plácido Castelo.

Iniciou no ano de 1967 sob o ato de criação do decreto de nº 8.508 de 22 de março de 1968. Sendo divulgado no diário oficial no dia 27 de agosto de 1968.

Quando a escola começou atendia apenas o ensino fundamental e tinha quatro salas de aula , sendo sua primeira diretora senhora Francisca Divanira Santiago Barroso.

Com o decorrer dos anos a escola passou por grandes transformações físicas e pedagógicas, atendendo a várias modalidades de ensino.

Hoje a escola tem 16 salas de aula , 01 laboratório de informática , 01 laboratório de ciências , sala de multimeios , 01 Banco do Livro e uma rádio sob a direção do Grêmio Estudantil .

Todos os nossos professores têm curso superior e alguns pós-graduados. Nestes últimos quatro anos receberam vários capacitações, treinamentos, oficinas pedagógicas e participam mensalmente da formação continuada por ocasião do planejamento que é realizado no 1º sábado de cada mês .

Para intensificar uma Gestão de Convivência Democrática, o núcleo gestor participou do curso do Progestão.

Como resultado de uma gestão democrática destacamos a participação atuante do grêmio estudantil e do conselho escolar na tomada de decisões.

Vivenciamos ainda a falta de compromisso e participação da família na escola, a apatia e a falta de compromisso de alguns alunos com o processo da aprendizagem.

Trabalhamos em nossa escola com a visão que todos os alunos são capazes de aprender. Compete a escola respeitar as diferenças e o ritmo de cada aluno . Estimula-se muito a auto-estima do aluno valorizando suas potencialidades e vendo o erro como processo de construção da aprendizagem.

Vivenciamos em salas de aula metodologias inovadoras e dinâmicas visando uma maior participação dos alunos e uma aprendizagem de melhor qualidade. Mesmo com os esforços e as mudanças ocorridas no espaço escolar ainda não conseguimos em sua totalidade uma escola prazerosa competente e bem sucedida no desenvolvimento de aprendizagens significativas. Haja vista o alto índice de alunos evadidos. Diante desse quadro, vemos que a escola não está cumprindo na sua totalidade com sua função social.