Coordenadora da 7ª CREDE visita experiência de Aprendizagem Cooperativa em Paramoti

16 de março de 2012 - 16:33

A Escola Popular Cooperativa de Paramoti recebeu na última quarta-feira, dia 14 de março de 2012, a visita da coordenadora da 7ª CREDE, professora Ana Geovanda Mourão, de Clerton Alves supervisor do NRDEA (Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem) e de Rosa Freitas.

O objetivo da visita foi conhecer a experiência dos estudantes de Paramoti que através do estudo em células conseguem ingressar no ensino superior e continuam a retornar ao município para ajudar a outros estudantes a se tornarem também universitários.

A EPC Paramoti foi fundada em 2006 por um grupo de estudantes que adquiriam a metodologia de aprendizagem cooperativa através do PRECE (Programa de Educação em Células). Em 06 anos de atuação, já existem 23 graduandos e 03 graduados frutos da experiência em Paramoti.

Este ano o grupo pretende ampliar sua área de atuação com o projeto Aprendendo e Cooperando, um dos 46 finalistas da seleção anual de projetos da BrazilFoundation.

Na primeira etapa, o projeto pretende capacitar 30 jovens de 05 comunidades rurais de Paramoti e, na segunda etapa, formar 01 célula de estudo em cada uma das 05 comunidades.

A Escola de Ensino Médio Tomé Gomes dos Santos, parceira no trabalho em Paramoti esteve representada pelo diretor Francisco Ferreira Costa que, na ocasião, reforçou o apoio da escola nas futuras ações da EPC. A professora Geovanda demonstrou bastante interesse em difundir a experiência da EPC Paramoti na região, destacando a importância do protagonismo do estudante ainda no ensino médio.

A EPC Paramoti faz parte do movimento educacional chamado PRECE (Programa de Educação em Células) que surgiu em Cipó-Pentecoste há 18 anos e utiliza a metodologia da Aprendizagem Cooperativa para oportunizar o ingresso de estudantes de origem popular no ensino médio, bem como, o reinvestimento do capital social em ações junto as suas comunidades de origem.

Colaboração: Aurenir Sales Luz