PROJETO – MEIO AMBIENTE, EU E MINHA COMUNIDADE – 2012

7 de junho de 2012 - 03:00

 

 

PROJETO – MEIO AMBIENTE, EU E MINHA COMUNIDADE – 2012

MEIO AMBIENTE – LIXO E CIDADANIA

 

JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais é de extrema importância que conheçamos as consequências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente, sendo que estas devem ser espelho daquilo que já foi aprendido e refletido. Para tanto, é muito válido que se saiba quanto tempo cada tipo de componente, que após termos utilizado passa a ser lixo, perdura na natureza lhe causando danos quando não é destinado aos locais corretos.

Com isso precisamos ter consciência de nossas ações com relação ao lixo que produzimos. Pois no mundo contemporâneo as pessoas produzem toneladas de Lixo diariamente, é o lixo doméstico (de nossas casas), produzido por nós diariamente em nossas tarefas cotidianas, no trabalho, em casa, ao preparar as refeições, ao ir ao mercado, ao ir ao banheiro, parece que estamos sempre a produzir mais e mais lixo, e esse lixo muitas vezes é jogado sem qualquer tratamento no meio ambiente, causando um grande impacto ambiental.
Os governos do mundo inteiro têm se reunido para discutir e buscar soluções em conjunto para os problemas ambientais que afligem o planeta e, entre eles, o efeito do lixo sobre o ambiente é um dos assuntos mais discutidos, suas causas e seus efeitos. A sociedade civil também tem se organizado na busca de soluções e alternativas para minimizar esses problemas e muito já se evoluiu na ultima década, e hoje já existe uma consciência coletiva da nossa corresponsabilidade com a produção de lixo e o ambiente em que vivemos.
Com a redução do volume e o reaproveitamento do lixo não só o volume de diminui, mas também a reciclagem do que pode ser aproveitado poupa energia e recursos naturais, retornando ao ciclo produtivo algo antes considerado “lixo”. Dessa forma, nossos jovens e comunidade precisam aprender – e este é o objetivo desse projeto, desde já, que a preservação da natureza e seu manejo são de nossa responsabilidade.

OBJETIVO GERAL

Sensibilizar e conscientizar o corpo discente da Ensino Médio Maria Neusa Araújo Moura quanto as nossas ações com relação ao lixo que produzimos, dos problemas que já existem e outros que possam surgir no futuro. E também o repensar de algumas ações práticas positivas, possibilitando o bem estar da coletividade e preservação do meio ambiente às futuras gerações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo – conhecimento de toda a problemática

  • Identificar o padrão de consumo da casa de cada um dos alunos

  • Como pode ser tratado o lixo – coleta seletiva

  • Analisar e reconhecer o nosso entorno – locais onde são jogados lixo

 

  • Formar, criar consciência ecológica com a comunidade escolar

  • Discutir e criar formas alternativas de ação e cuidado com o nosso meio ambiente

  • Conscientizar e possibilitar mudanças de atitudes que transformem as ações diárias dos

    educandos e comunidade em relação ao lixo produzido a partir do seu próprio meio

  • Propiciar a criação de objetos artesanais feitos com material reciclável

  • Divulgar os trabalhos realizados durante o projeto meio ambiente a toda comunidade escolar

 

 

METODOLOGIA

Estudo dirigido dentro e fora da sala de aula sobre a problemática do lixo em nosso ambiente. Será feito estudo, pesquisas na internet e em livros sobre o tema, coleta de dados e produção de materiais e textos diversos ( redações, paródias, relatos etc) sobre o assunto. Além de mostra de vídeos, produção de mural com fotografias, desenhos e cartazes, feitos pelos alunos. Também será feita uma coleta de dados, partindo da coleta seletiva em casa, ou seja, cada aluno irá orientar e se responsabilizar de selecionar o lixo de sua casa, durante uma semana e a partir disso criar uma consciência sobre a importância da coleta seletiva para uma educação de preservação do ambiente e da vida.

Também será feito uma trilha ecológica de conscientização(ecoturismo), atividade de mapeamento da área local do Distrito de Lisieux, observando ambientes onde a comunidade joga lixo para coletar alguns dados sobre os problemas ambientais e de comportamento do nosso meio. Atividade que envolve atividade física, conhecimento geográfico, escrita e produção de dados estatístico, que envolve a matemática.

O trabalho será realizado de forma interdisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento, utilizando todos os recursos didáticos e tecnológicos que dispomos na escola, além do trabalho em grupo e da criatividade de cada um dos seus participantes. E será apresentado a toda comunidade escolar, inclusive na rádio local, com a esperança da mudança de comportamento das pessoas, comunidade local, para novos hábitos relacionados as questões de tratamento do nosso lixo e preservação do meio ambiente para uma vida saudável, que estas ações possam fazer parte de nosso cotidiano.

Assim pretendemos conscientizar os alunos para a necessidade de pensar o problema nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção e destino na escola, em casa e espaço comuns públicos, e com isso tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo trazendo retorno para escola e para comunidade. A culminância do projeto será feita para toda comunidade escolar, com mostra e apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos, dentro e fora da sala de aula. Pretendemos dá continuidade as ações desse projeto durante todo o ano letivo, pois o nosso meio ambiente necessita a cada dia de ações como essa para sobreviver e salvar vidas.

 

AVALIAÇÃO

Espera-se que com esse projeto, além da conscientização de nossos educandos e comunidade, uma relativa mudança de comportamento dos educados com relação a preservação do meio e novos hábitos com relação ao tratamento do lixo que produzimos. Além do exercício de cidadania e cooperação entre escola e comunidade. Que seja o inicio de nova consciência de preservação e cuidado com o que consumimos e produzimos.

 

BIBIOGRAFIA

Disponível em: revistaescola.abril.com.br/meioambiente/Acessado em 01 de jun de 2012

Disponível em:portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27148/Acessado em 01/ de Jun de 2012.

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DURANTE A SEMANA

 

Envolvendo professores de todas as áreas e acontecerá dentro e fora da sala de aula

Geografia – o professor poderá abordar a problemática do lixo no contexto mundial, apresentando qual o pais, estado do Brasil, nosso município é líder na produção de lixo e os agravantes para a sociedade. Além do mapeamento do Distrito para observamos locais onde são colocados lixo, para possível conscientização.

História – Linha do tempo histórica – revolução industrial/ história moderna . O homem contemporâneo e seu modo de vida (consumismo).

Português – o professor poderá orientar na montagem dos relatórios, concurso de redação, roteiro de entrevista, poesia, carta (comunidade, governantes), envolvendo a temática lixo.

Matemática – o professor poderá trabalhar com as unidades de medida, criando situações problemáticas que envolvam a temática lixo, além de montar gráficos após pesquisa de campo e atividade da coleta seletiva, que os alunos irão fazer.

Artes – o professor poderá orientar os alunos na confecção dos coletores de lixo. Além disso, poderá ajudá-los na criação de peça teatral e confecção de maquetes, desenhos, cartazes e produção de objeto (brinquedos, decorativos) com sucata e material reciclável,envolvendo a temática.

Sociologia – Estudo das leis do meio ambiente do País, Estado e Município – políticas públicas voltadas ao cidadão e cumprimento dessas leis, como são tratadas as questões do lixo local. Pode ser feito um paralelo entre a lei e o que acontece no real. De que maneira os cidadãos podem contribuir com essa política pública?

Filosofia – Ética – ética das ações governamentais – políticas públicas voltadas ao cidadão. O Poder Judiciário nesse processo – PROCON – consciência social.

Biologia – Bio-ética/cidadania . Política pública voltada à saúde – lixo.

Química – Indústria (produtos e sua composição química) e estudo do meio ambiente: água(do manancial até as casas), tratamento do lixo e quais as alternativas que o município/distrito(poder público e comunidade – pessoas), estão propondo e executando para dificultar o aquecimento global, e/ou de que maneira estão contribuído?

Física e laboratório – Avanços tecnológicos com destaque para indústria, engenharia elétrica/mecânica – impactos causados ao meio ambiente com esse crescimento (lixo) – ações empreendedoras – respeito ao meio ambiente

Multimeios – Estudo orientado, apoio aos alunos (equipes), leituras e pesquisas sobre meio ambiente – lixo. Apoio as equipes na confecção de cartazes, desenhos para formação do mural.

Laboratório de Informática – orientação de sites para pesquisas na internet sobre meio ambiente – lixo e cidadania. Apoio na confecção e produção dos vídeos, fotografias e outros trabalhos produzidos pelos alunos.

Educação Física – trilha ecológica para conscientização sobre a necessidade de fazermos a coleta seletiva em nossa comunidade.

O projeto terá a culminância aberta a toda comunidade local, com apresentações diversas dos trabalhos realizados durante a semana pelos alunos, orientados pelo professores e coordenação pedagógica com apoio do diretor e demais que fazem a comunidade escolar.