OFICINAS DE DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS DO SPAECE – 2012

5 de setembro de 2012 - 03:00

7ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE

Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – NRDEA

Estão acontecendo no período de 28 de agosto a 05 de setembro de 2012, nas Escolas Estaduais que fazem parte da 7ª CREDE, oficinas de disseminação dos resultados do SPAECE 2011, a nível de estado, regional e escolas.

A principal articuladora das oficinas é a Supervisora do Projeto Jovem de Futuro, Diana Carla, que conta com o apoio das Superintendentes Escolares, Dirce Matos, Amanda Castelo e Luciene Augusto.

Os encontros são iniciados com uma conversa sobre a atuação dos professores, da importância do conhecimento da comunidade escolar dos resultados das avaliações externas, principalmente o SPAECE, que se tornou uma ferramenta importante para que a escola avalie o seu trabalho ao longo de cada ano letivo. Em seguida é feita uma análise dos resultados da 7ª CREDE em relação às médias do Estado do Ceará e das outras regionais e SEFOR. Foi observado que as escolas da 7ª CREDE, em 2009, 2010 e 2011, obtiveram um crescimento considerável nas disciplinas avaliadas pelo SPAECE (Matemática e Português). Em 2011 elevaram-se consideravelmente os níveis de proficiência em Matemática, que é considerada uma disciplina crítica em todo o estado. Em um segundo bloco, são analisados os dados da escola, fazendo um comparativo com os anos anteriores e com as demais escolas da regional. Neste sentido, observou-se que muitas escolas conseguiram, principalmente em Matemática, mudar de um nível de proficiência para outro, o que torna o trabalho que estão realizando, eficaz e produtivo.

Esta análise de dados feita pela 7ª CREDE tem a intenção de motivar os núcleos gestores e professores da escola para uma reflexão da situação das ações que desenvolveram em 2011 e para que a partir dessas reflexões possam aprimorar as ações que vêm executando em 2012.

Vejamos o cronograma de realização das oficinas:

MUNICÍPIO

28/08/12