Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Luís Ximenes

22 de abril de 2015 - 14:09

 

 

 BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MONSENHOR LUÍS XIMENES FREIRE

 

SANTA QUITÉRIA – CE

 

 

 

 

 

A Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Luís Ximenes está localizada à Avenida Melquíades Mourão, s/n Bairro Afonso Walter Magalhães Pinto, Santa Quitéria – Ceará, no ato de fundação, denominada Escola de 1º Grau Coronel Professor Murilo Serpa, através do Decreto Nº 11.770 de 04.03.1976 e inaugurada em 24 de agosto de 1976 com oito salas de aulas. Após uma solicitação da Família Magalhães, a qual havia doado o terreno, onde foi construída, passou ser denominada Escola de 1º Grau Cel. Manoel Rufino Mgalhães, uma homenagem ao patriarca da família e filho ilustre da cidade.

 

Enquanto escola de ensino fundamental e médio contou com a contribuição dos seguintes gestores: Professora Maggy Paiva Allred (diretora de 1976-1993), a Professora Erbene Sales de Andrade (1994), Quitéria Mororó Sales(1995-1996), a Professora Maria de Fátima Mesquita Magalhães (1996-1998), a Professora Ivete Silva Santos (1999-2004) e Francisco de Assis Magalhães Araújo (2005 a julho de 2008). Com a implantação da Educação Profisisonal integrada ao Ensino Médio a partir de agosto de 2008, a Escola contou com a contribuição dos seguintes gestores: Francisco de Assis Magalhães Araújo (agosto a outubro de 2008), os gestores pro tempore: a Professora Cleonice Rosa, Professor Fernando Barbosa Pontes Filho, Professor Antonio Carlos Marinho (2009 a fevereiro de 2010). Em seguida, a Secretaria da Educação, através de processo seletivo nomeou o segundo gestor Tiago Leopoldo de Santos de Menezes (fevereiro a outubro de 2010). Após esse momento a Escola vivenciou um processo de coordenação colegiada composta pelas coordenadoras escolares: Ana Maria Peres Beserra Magalhães, Antônia Gisela Magalhães Araújo e Maria Helenita Farias Sena e com o apoio da Secretária Escola Maria Aparecida Farias Protásio. Nesse período, a Escola começou um processo de reestruturação de sua organização interna e resgate da identidade de escola de educação profissional integrada ao ensino médio, com momentos sistemáticos de estudos, debates e decisões coletivas fundamentadas na TESE e nas orientações pedagógicas da CREDE/SEDUC.

 

 

 

A Escola Profissional de Santa Quitéria-Ce iniciou suas atividades em agosto de 2008 com 116 alunos matriculados nos Cursos Integrados em Enfermagem e Informática, e com duas turmas de terceiros anos da base regular nos turnos tarde e noite, 03 gestores, 12 professores do Ensino Regular, 04 Professores Base Técnica, 03 profissionais na secretaria, 04 membros da sala de multimeios, 04 auxiliares de serviço. Atualmente temos 426 alunos matriculados nos Cursos de Contabilidade, Enfermagem, Informática e Eletrotécnica, o quadro de professores se expande para 18 da Base Comum Nacional, 04 gestores, 01 AssessorAdminsitrativo-Financeiro, 03 profissionais na secretaria, 01 Professor Laboratorista do Lab. de Ciências, 3 Profissionais na Biblioteca, 04 auxiliares de serviço, 2 Professores Laboratoristas de Informática/Línguas e contando com 14 professores das disciplinas Técnicas.

 

 

 

Com a aprovação da Lei Nº 14.733, de 10 de junho de 2010, de autoria do Deputado Nelson Martins que propôs a mudança do nome para Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Luís Ximenes Freire, sendo também aceita por todo o coletivo escolar. Também foi uma honrosa homenagem ao pároco Monsenhor Luís Ximenes, um exemplo de bom pastor, servo fiel, preparado e humilde. Também destacou-se como escritor e poeta “de sublimes recursos estilísticos, cujos cantares poeticos enalteciam o trem em representações divinamente inspiradoras”.

 

Ainda funcionando no prédio adaptado com dez salas de aulas em 2013 e 2014, com os educandos e educadores vivenciando um clima escolar saudável e respeitoso, cultivando a solidariedade, a integração, estimulando a curiosidade científica, valorizando a iniciativa estudantil, dando-lhe autonomia progressiva, espírito crítico, participativo e capacidade para assumir direitos e deveres em parceria com os pais e a comunidade. Passou-se a acompanhar de perto o processo de construção do novo prédio Padrão MEC pelo Governo do Estado, o qual foi entregue à comunidade escolar no dia 09 de setembro de 2014, com uma grande solenidade de inauguração. A EEEP Monsenhor Luís Ximenes Freire foi construída numa área de 12.000 metros quadrados, com instalações para abrigar até 540 alunos.

 

Atualmente sua estrutura física conta com 12 salas de aula, sala de direção, sala de coordenação pedagógica, sala da coordenação de estágio, sala da secretaria, sala reprografia, sala dos professores, sala de Multiusos, sala de mídias, depósito pedagógico, Biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros na cozinha, depósitos na cozinha, laboratório de Informática, laboratório de Línguas, laboratório de Biologia, laboratório de Física, laboratório de Química, dois almoxarifados, quatro banheiros para alunos, dois banheiros para professores, dois vestiários para banhos, quadra poliesportiva, auditório para 200(duzentas) pessoas, um laboratório de Hardware, laboratório de
Enfermagem, Laboratório de Eletrotécnica, sala do Grêmio, sala de Educação Física, Anfriteatro ao ar livre e pátios internos e externos.

 

A comunidade escolar vem consolidando o projeto de escola profissional baseado na filosofia da TESE- Tecnologia Empresarial Sócio-Educacional, e na perspectiva do TEMPO, PRESENÇA e EXEMPLO. Inicia-se uma nova fase de crescimento na qual a trajetória de sucesso é a meta maior de todos aqueles que participam da escola. Destacando-se na vivência dos princípios básicos são as premissas do protagonismo Juvenil, Formação Continuada, Atitude Empresarial,Co-responsabilidade e Replicabilidade,

 

A relação da escola com a comunidade é feita através de reuniões periódicas, e com a atuação do Eixo Pedagógico Professor Diretor de Turma que se apresenta como uma proposta inovadora que visa a integração entre escola, família e comunidade, tendo em vista a melhoria do processo ensino-aprendizagem a partir de ações didático-pedagógicas que são relevantes e decisivas na aquisição das competências cognitivas, necessárias à inclusão sociocultural do educando.

 

 

 

A Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Luís Ximenes Freire está sob a direção da Professora Antônia Gisela Magalhães Araújo, com a coordenação dos Professores Bonifácio Firmo de Aragão, Francisca Maria da Penha Pereira Martins, Manoel Borges Gomes e apoio da Secretária Maria Aparecida Farias Protásio e do Assessor Administrativo-Financeiro Ricardo Moreira de Araújo.

 

MISSÃO

 

Formar jovens cidadãos capazes de atuar na sociedade e no mundo do trabalho, de forma autônoma, solidária, competente e dinâmica, contribuindo para o crescimento socioeconômico do Município, do Estado do Ceará e do país.

 

VISÃO DE FUTURO

 

Ser um centro de referência estadual na promoção do Ensino Médio integrado a Educação Profissional, tendo a curiosidade científica, a criatividade e a inovação como marcos operacionais, formando os jovens quiterienses e da Região no exercício dos valores éticos, do compromisso social e do protagonismo juvenil.

 

 

 

 

 

 

 

VALORES

 

  • Respeito

  • Responsabilidade

  • Solidariedade

  • Ética

  • Transparência

  • Excelência

  • Compromisso Social

  • Diálogo

  • Disciplina

  • Senso de equipe

  • Postura Profissional

  • Curiosidade Intelectual

 

 

 

Objetivos Estratégicos

 

* Professores com formação continuada através dos cursos ofertados pela CREDE-SEDUC_MEC e a auto-formação didático-pedagógica, visando o aprimoramento de suas práticas pedagógicas e a vivência do currículo integrado com execelência.

 

* Promover um processo de motivação, formação e encaminhamentos dos Estudantes para o ingresso à Universidade, com a participação nos processos seletivos dos vestibulares de instituições públicas, ENEM e PROUNI.

 

* Jovens capazes de atuar de maneira comprometida e responsável na elaboração do seu projeto de vida bem como inquietar-se diante dos problemas sociais propondo ações para a melhoria do cenário local.

 

* Promover no espaço escolar ações e iniciativas voltadas à inclusão, ao respeito à diversidade e à promoção da cultura da paz” com todos os estudantes e educadores.

 

 

Cursos Profissionalizantes oferecidos integrados ao Ensino Médio

 

Curso Técnico em CONTABILIDADE

 

Curso Técnico em ELETROTÉCNICA

 

Curso Técnico em ENFERMAGEM

 

Curso Técnico em INFORMÁTICA

 

ENDEREÇO:

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MONSENHOR LUÍS XIMENES FREIRE

 

AVENIDA MELQUÍADES MOURÃO, S/N BAIRRO AFONSO WALTER MAGALHÃES PINTO

 

CEP: 62280-000

 

TELEFONE: (88) 3628-0241

 

E-MAIL: eeepmonsluiz@escola.ce.gov.br

 

CÓDIGO DO INEP: 23032863

 

FACEBOOK: monsenhorluisximenesfreire