Tempo Integral
19 de fevereiro de 2023 - 16:38
Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), iniciou, em 2016, a implantação do Ensino Médio em tempo integral nas escolas estaduais. Atualmente, a rede pública estadual conta com 341 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) distribuídas em 157 municípios cearenses.
Cada escola em tempo integral oferta uma jornada diária de nove horas-aulas diárias, garantindo três refeições diárias. O currículo é composto por 45 horas semanais, em um turno integral de atendimento, que se inicia às 7h e se encerra às 17h.
A Seduc instituiu, a partir de 2021, uma nova alternativa de carga horária para as EEMTI que é de 35 horas semanais. São escolas que funcionam em uma jornada diária de sete horas-aulas, com dois turnos de atendimento: Integral Manhã, que se inicia às 7h e se encerra às 1h4h e Integral Tarde, que se inicia às 14h30min e se encerra às 21h30.
Este modelo de ensino aumenta o tempo escolar e amplia as oportunidades de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil, por meio de escolhas das Unidades Curriculares Eletivas (UCE).
Diferenciais:
– A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) está concebida como comunidade de aprendizagem. Ou seja, alunos, escola e comunidade estabelecem objetivos comuns e implementam ações baseadas em evidências científicas para alcançar a máxima aprendizagem para todos e a melhoria da convivência entre todos.
– A ampliação da jornada escolar converge com o papel de todos os envolvidos no processo educativo: família, professores, funcionários e comunidade.
– A oferta das Unidades Curriculares Eletivas (UCE) é estruturada levando em consideração as quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias) mais a Formação Profissional e o Clube Estudantil, de modo a possibilitar aos alunos a estruturação de seu itinerário formativo e uma reflexão sobre sua trajetória acadêmica, que será desenhada por suas escolhas e interesses na construção do projeto de vida.
– Desenvolvimento de dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que devem mobilizar os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e valores que estimulam ações pedagógicas no contexto das EEMTI, a fim de subsidiar o protagonismo estudantil.
Lei N° 17.995, de março de 2022, que institui o plano de universalização do ensino estadual de tempo integral no âmbito da rede pública de ensino do estado do Ceará.
Decreto Nº 35.499, de junho de 2023, que dispõe sobre o Plano de Universalização do ensino estadual de tempo integral no âmbito da rede pública de ensino do estado do Ceará, previsto na lei no17.995, de 29 de março de 2022.
Projeto Politico Pedagógico do Ensino Médio em Tempo Integral
Catálogo dos Componentes Eletivos 2023
Fascículos da Coleção Componentes Eletivos Fundantes (1ª remessa)
Fascículos da Coleção Componentes Eletivos Fundantes (2ª remessa)