Estudantes e professores representam a CREDE 07 na etapa estadual Ceará Científico 2023.

15 de dezembro de 2023 - 10:59

As escolas estaduais da CREDE 07, EEM Filha da Luta Patativa do Assaré (Canindé), EEEP João Jackson Lobo Guerra (Itatira), EEMTI Tomé Gomes dos Santos (Paramoti) e EEMTI Capelão Frei Orlando (Canindé) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paulo de Sousa (Itatira) iniciam hoje a sua participação na etapa tapa estadual do Ceará Científico, principal ação de incentivo à pesquisa e à inovação nas escolas da rede pública de ensino cearense.

Promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Educação, o Ceará Científico em 2023 trouxe o debate em torno das relações étnico-raciais nos ambientes de ensino e aprendizagem, para a promoção da justiça social e da cultura antirracista.

Os estudantes apresentarão os resultados de seus estudos em nove categorias. Os Projetos que obtiveram a 1ª colocação, em suas respectivas Categorias, e que estão participando da Etapa Estadual, em Fortaleza, entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2023, são:

PCD: A LITERATURA COMO FERRAMENTA NO COMPARTILHAMENTO DE REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE DECOLONIALISMO NA DESCONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE PRECONCEITUOSA E SEGREGACIONISTA COM ESTUDANTES PCD’S, NO MUNICÍPIO DE PARAMOTI, da EEMTI Tomé Gomes dos Santos, em Paramoti.

Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental II: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO COMBATE AO RACISMO: QUEM CONHECE, RESPEITA!, da EMEF José Paulo de Sousa, em Itatira.

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: MEMÓRIAS E RELATOS: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS INFORMAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR PATATIVA DO ASSARÉ, da Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, em Canindé.

Educação Ambiental: BIOCARS: BIOPLÁSTICO A PARTIR DO AMIDO DO CARÁ (DIOSCOREA ALATA) COMO ALTERNATIVA ECO SUSTENTÁVEL, da EEEP João Jackson Lobo Guerra, em Itatira.

Linguagens e suas Tecnologias: POR UMA EDUCAÇÃO DE TODAS AS CORES, da Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, em Canindé.

Matemática e suas Tecnologias: EFA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA ANTIRRACISTA: UM OLHAR INTERSECCIONAL SOBRE AS QUESTÕES RACIAIS COMBATENDO PROBLEMAS ESTRUTURAIS E FINANCEIROS NO MUNICÍPIO DE PARAMOTI, da EEMTI Tomé Gomes dos Santos, em Paramoti.

Ciências e Engenharias: A EXPERIÊNCIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA UNIDADE PRODUTIVA DE PLANTAS MEDICINAIS DA ESCOLA DO CAMPO PATATIVA DO ASSARÉ, da Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, em Canindé.

Robótica, Automação e Aplicação das TIC: CULTIVO INTELIGENTE E AUTOMATIZADO DO MORANGO EM COMUNIDADES CARENTES NO SEMIÁRIDO DO MUNICÍPIO DE ITATIRA CE, da EEEP João Jackson Lobo Guerra, em Itatira.

A Crede 07 parabeniza as escolas, professores e estudantes participantes da etapa estadual pelos trabalhos desenvolvidos e está na torcida para a premiação nessa etapa.