ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CAPELÃO FREI ORLANDO

24 de fevereiro de 2012 - 20:02

A Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando tem um processo histórica como instituição de ensino que retrata e revela as transformações educacionais na política de educação. Hoje como escola Profissional tem um trajetória anterior. A escola foi criada na Gestão do Governador do Estado Coronel Adauto Bezerra pelo decreto nº 11.770 de 04 de março de 1976 com publicação no D. O. E. de 08 de março de 1976,nascendo como Escola de Ensino Fundamental Frei Orlando

O nome da escola é em homenagem ao herói da 2ª Guerra Mundial o Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva – Frei Orlando – nascido no dia 18 de fevereiro de 1913 em Abaté – Minas Gerais que apresentando-se como voluntário para participar da Força Expedicionária Brasileira, foi designado para prestar assistência religiosa junto ao 2º batalhão do 13º regimento da infância. Acidentado veio a falecer no dia 20 de fevereiro de 1945 na Rodovia de Bombina – Itália quando levava o alento da fé aos soldados que tomavam posição para o último ataque a Monte Castelo. Hoje, ele é exemplo de modelo de sacerdote para todos aqueles que cumprem no meio militar um trabalho de fé.

Enquanto escola de ensino fundamental contou com a contribuição dos seguintes gestores: Maria do Socorro Belém Mesquita Fontenele, Francisca de Assis Ferreira Mesquita Crisóstomo, Maria Zulene Pereira Cordeiro e José Ademir Monteiro.

No ano de 1999 o Governador do Estado do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria de Educação Básica, implantou o Projeto Telecurso 2000 (5ª a 8ª). De Telecurso 2000, mudou para o nome Projeto Tempo de Avançar Fundamental (TAF) e no ano seguinte, o Projeto Tempo de Avançar do Ensino Médio (TAM), onde o aluno estudava a 1ª, 2ª e 3ª Séries, concluindo assim o Ensino Médio.

No ano de 2001, a EEFM Capelão Frei Orlando, já existindo como escola de ensino fundamental e médio iniciou o ano letivo com 22 (vinte duas) turmas do TAM: turno manhã com 3 (três) turmas, turno noite com 12 (doze) e 7(sete) turmas em localidades no interior de Canindé, totalizando 793 (setecentos e noventa e três) alunos. A escola atingiu os marcos propostos pelo Sistema passando a ser uma Escola de Referência nos Projetos TAF e TAM.

No mês de junho de 2000, a EEFM Capelão Frei Orlando passou por uma grande transformação com a mudança de todo seu núcleo gestor por ocasião da Eleição de Diretores. O Núcleo era formado pelo Diretor José Ademir Monteiro, secretária Maria do Socorro Pinto Pereira, Coordenadora Pedagógica Maria Lourdirene Silva de Sá, Coordenadora de Gestão Maria Irismar Félix Guimarães Abreu e Coordenadora Administrativa Financeira Maria Zuleide Magalhães Sousa.

O ano de 2002 está sendo um marco na história da referência escola, pois iniciou seu ano letivo debutando Ensino médio (1ª série) com duas turmas pela manhã e três turmas à tarde totalizando 157 (cento e cinquenta e sete) alunos. Esteve ainda neste mesmo período como gestores da escola a Diretora Lourdirene Silva Sá, a Coordenadora Pedagógica, Maria das Dores Rocha de Sousa, Domingos Marcos Pires Coelho, Coordenador Administrativo Financeiro.

Em 2006, a escola passou a funciona no processo de co-gestão dividindo as dependências físicas com a escola CEJA –Frei José Ademir Monteiro, ficando conhecida como CEJA ORLANDO, Em 2008 ainda o prédio escolar passou por uma pequena reforma, dando origem um espaço readaptado para sediar a escola Profissional de Canindé, implantada no referido prédio escolar no dia 09 de março de 2009, o primeiro dia de aula enquanto escola profissional. Esta mudança proporcionou o resgate da história de sucesso da escola Frei Orlando que já apresentou os melhores indicadores de aprovação e sucesso escolar na região.

Hoje a escola Capelão Frei Orlando é Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando, inaugurada em 11 de março em solenidade com a participação de pais , estudantes, representantes da sociedade, representante da SEDUC, senhora Cristiane Holanda, imprensa local, professores, gestores, funcionários, Coordenadora da CREDE.

A Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando tem como núcleo gestor, Maria Taylana Queiroz Martins (Diretora), Rachel Braga Alves de Matos (Coordenadora Escolar), Antonio Claudio Regis Oliveira Soares (Coordenador Escolar), Katia Romilda Silva do Nascimento (Coordenadora Escolar) e Maria Eridam Vieira Medeiros (Secretária Escolar) desenvolvendo o projeto de escola profissional baseado na filosofia da TESE- Tecnologia Empresarial Sócio-Educacional, e na perspectiva do TEMPO, PRESENÇA e EXEMPLO. Inicia-se um novo tempo no qual a trajetória de sucesso é a meta maior de todos aqueles que participam da escola.
O quadro docente da Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando é da mais alta competência desempenhando suas atividades com compromisso e competência buscando a construção do conhecimento, a autonomia. A criatividade e a iniciativa dos alunos tornando-os aptos para o exercício da cidadania.