EEEP Francisco Paiva Tavares

28 de julho de 2017 - 15:02

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

E.E.E.P FRANCISCO PAIVA TAVARES

A Escola Estadual de Educação Profissional Francisco Paiva Tavares está situada no sertão central do município de Caridade-CE, à Av. Cel Francisco Linhares S/N, CEP: 62.730-000, e-mail: eeepfcotavares@escola.ce.gov.br.Ocupa uma área de 12.100 metros quadrados. O terreno para a construçãoda escola foi adquiro pela prefeitura municipal de Caridade, através do então prefeito Francisco Júnior Lopes Tavares e doado para este fim, conforme escritura pública de doação de 05 de janeiro de 2012. Foi denominada pelo então governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, através da Lei nº 15.412, de 12 de setembro de 2013, com publicação no Diário Oficial do Estado em 19 de setembro de 2013. O ato de criação foi estabelecido através do Decreto nº 32.094, de 24 de novembro de 2016, pelo governador Camilo Sobreira de Santana.

A implantação da escola no município se deu pela necessidade de oferecer aos jovens a oportunidade do curso técnico, fazendo-os atuarem como protagonistas nos projetos de vida e mundo do trabalho. Atualmente, são atendidos estudantes de Caridade, Paramoti e Canindé.

A instituição oferta o ensino médio integrado à educação profissional com programas pedagógicos específicos que contemplam o estudo do currículo na base comum, oferecendo o inglês e espanhol como línguas estrangeiras, a base diversificada como disciplinas como a Formação para a Cidadania, o Empreendedorismo, o Mundo do Trabalho, Oficina de Redação, Metodologia de Trabalho e Pesquisa e o Projeto de Vida que são disciplinas que favorecem a complementação da formação estudantil e funcionam como um elo entre as disciplinas da base comum e técnicas da formação profissional dos cursos Técnico em Desenho de Construção Civil, Técnico em Estética, Técnico em Informática e em 2017, o curso Técnico em Administração.

Na formação do Núcleo Gestor da escola temos:

Professora Kátia Romilda Silva do Nascimento – Diretora

Professor Daniel Martins Braga – Coordenador Escolar

Professor Dmitri Antoniewsky Silva Gadelha – Coordenador Escolar

Mara Cecília Gomes Coelho – Assessora Administrativa Financeira

Francisco Lucas Barbosa dos Santos – Secretário Escolar

Francisco Paiva Tavares, que dá nome a escola, nasceu em 12 de agosto de 1.922, na cidade de Caridade, filho de Arcelino Lopes Tavares e Miguelina Pinto Tavares. Foi um renomado político exercendo mandato de vereador no município de Canindé e de prefeito e vice- prefeito no município de Caridade. Casado com Francisca Lopes Tavares e pai de oito filhos. Faleceu em 03 de setembro de 1992.

A aula inaugural aconteceu no dia 07 de março de 2016, contando com a presença de estudantes, educadores, funcionários, famílias, autoridades e comunidade em geral.