EEEP José Vidal Alves

28 de julho de 2017 - 17:08

A , Escola Estadual de Educação Profissional José Vidal Alves está situada em um bairro Santa Luzia da cidade de Canindé, à Avenida Luciano Magalhães, S/N , no Sertão Central, sob a jurisdição da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação -7ª CREDE , e funciona em tempo integral atendendo a uma clientela de alunos do ensino médio integrado na perspectiva profissionalizante.

O prédio é composto de 12 salas de aula, um Auditório, dois Laboratórios de Informática, um Laboratório de Línguas, Laboratório de Biologia, um Laboratório de Química, um Laboratório de Física e Matemática, dois Laboratórios Técnicos sendo Enfermagem e Hardware, Biblioteca, Cantina e Refeitório, Banheiros, Sala dos Professores, Secretaria, Diretoria, Ginásio Poliesportivo, Sala do Grêmio, e Almoxarifados Pedagógicos e de Limpeza.

Em relação ao corpo docente, todos têm nível superior, alguns com habilitação, e outros com especialização e graduados em Licenciaturas Específicas, na maioria pertencem ao quadro de professores temporários. Ainda tratando da formação destes professores, existe um investimento e preocupação com a formação continuada, sendo que a maioria participam de cursos relacionados a utilização das mídias na educação e
outros de especialização na área e disciplina que lecionam.

Nossa escola desenvolce projetos de aprendizagem como Enem”Se eu quero, eu posso e consigo”, Projeto Rumo ao Ensino Médio, Feira de Ciências, Olimpíadas de Conhecimento nas disciplinas da Base Profissional e Base Comum, Estágio Supervisionado e práticas de melhoria do aprendizado escolar como reforço escolar em tempo ampliado.

A Educação Profissional integrada à Formação Básica do Ensino Médio é um desafio pertinente à prática de gestão na Escola Estadual de Educação Profissional José Vidal Alves, compreendida a partir de uma perspectiva voltada para a garantia da equidade de oportunidades e qualidade do ensino.

As parcerias apresentam-se, na proposta de implantação das Escolas Profissionais, como veículo impulsionador da geração de práticas de gerenciamento de processos de gestão de pessoas, resultados. Incluindo a estes a adoção da Pedagogia de Projetos na inserção dos alunos em contextos sociais e de estágio, numa visão de participação e intervenção na sua realidade, como cidadãos críticos e criativos, gerados a partir do Protagonismo Juvenil, da Co-Responsabilidade, Formação Continuada e Atitude Empresarial.

A base de construção do projeto da escola está alicerçada nos quatro pilares da educação: Aprender a Ser, Aprender a Conhecer, Aprender a Conviver e Aprender a Aprender.

Diante da consciência de que a proposta da Escola Profissional apresenta desafios quanto ao atendimento da demanda existente de matrícula de alunos e a garantia da manutenção dos padrões de qualidade referente a elevação da aprovação, inexistênciacrescimento no setor educacional, quando o seu contingente de educadores ainda deixava a desejar, não atendendo a necessidade do municÍpio.

Em 2013 JOSÉ VIDAL ALVES faleceu em vinte e três de outubro de 2013, aos 73 anos de idade, e sua história retrata a dedicação de um professor comprometido com a promoção da educação pública do muncípio de Canindé.